11 outubro 2005

Gondomar visto pelo País!

in forum expresso online
PILArete 23:37 10 Outubro 2005 Maria de Portugal 21:01 10 Outubro 2005Único?
Único, não. Com a vitória estrondosa que obteve ao arrepio de qualquer código de boas práticas de uma democracia moderna, a reacção do Sr. Valentim revelou-o como sendo a versão continental do cacique madeirense, cujo reinado se perpetua para nossa vergonha. Estes personagens, somados aos outros malabaristas independentes, transformaram o último acto eleitoral numa palhaçada da qual me demarquei não indo ao jogo. É certo que não resolvi nada com isso e o espectáculo lá terminou em festa para os ganhadores, embora sem o brilho e euforia de anteriores eleições mas, como dizia Confúcio, houve um otário a menos...Fizessem todos como eu e os políticos que nos calharam na rifa não teriam outro remédio senão votarem uns nos outros ou, muito provavelmente, neles próprios, num unanimismo político sem precedentes. Enquanto lhes confiarmos os nossos votos de mão beijada eles não sentirão necessidade de mudarem de comportamento e continuarão a gozar com o Zé Povinho à fartazana. Triste sina a de Portugal se só é merecedor de políticos destes....
Jota Rodrigues 22:26 10 Outubro 2005 Coisas que me intrigam… Os senhores jornalistas, sempre tão prontos a dar "tempo de antena" ao Sr. Valentim Loureiro, que não passou de Major por Spínola o ter expulso do Exército cerca de 1972 devido a "desvio" de víveres na Guiné, porque não investigam o que ele andou a fazer desde o Colégio Militar, até ter aberto "falência" como empresário de electrodomésticos por volta dos anos 80 nos estabelecimentos salvo erro denominados "Electrovisão"? Assim sempre os gondomarenses e não só ficavam a conhecer melhor este senhor, a quem até agora só Spínola e Marques Mendes se atreveram a dizer NÃO.
Tiago Silvae 21:25 10 Outubro 2005 VALENTIM,VALENTIM...,VALENTIM,VALENTIM,VALENTIM,VALENTIM.... o que gostei mais foi o filhinho (Que já estica o pescoço de tartaruga para o poder) a dar graxa ao Papá...e que ele era isto e aquilo....e que o povo sabe quem escolheram e blá,blá,blá,blá.Ainda bem que o filho não apareceu na campanha porque senão era outra Barbara Guimarães...ahahahaha..
elisio 21:12 10 Outubro 2005 O homem ganhou a custa dos electrodomésticos que andou a distribuir pelos bairros pobres da cidade, atitudes dessas só conheço na Índia onde ate tecido para fazer vestidos foram distribuídos.
Maria de Portugal 21:01 10 Outubro 2005 Valentim, o único, em grande estilo! Ainda ninguém aprendeu que o homem mete medo a muitos?! O porquê, não sei, mas consegue sempre o que quer e como quer! Ao que parece, os gondomarenses são de outra opinião. Lá terão as suas razões…
manelmariazinha 18:02 10 Outubro 2005 Onde a moral? Antes das eleições todos os partidos chamados grandes declararam que o resultado destas eleições não deveria ser comentado como uma posta em causa da governação do país. Que fez e Zé Ninguém? Pois bem, imediatamente após conhecer os resultados fez exactamente o contrário daquilo que disse que não faria. Onde está a verticalidade deste político. Melhor, é um político ou um politiqueiro? A minha questão é: Que é isto senão imoralidade? Melhor, qual é o maior crime? Aquele que se supões ou o que se constata? Sensatez, meus senhores, sensatez!
Jota Rodrigues 17:38 10 Outubro 2005 Mack, Depois do que esclareceu parece que só estamos em desacordo numa coisa: é que às vezes o povo é mesmo enganado! Mas a culpa não é do povo, mas sim dos políticos, tipo "vendedores de banha-da-cobra", que por aí existem...Veja como em Amarante e Marco de Canaveses as coisas correram doutra forma. Se calhar temos mesmo é de mudar de políticos. Felizmente que lá vão aparecendo Marques Mendes e Francisco Assis (teve este a coragem que faltou a Sócrates e a Almeida Santos, já que do Jorge Coelho nem é bom falar), para correrem respectivamente com os "vendilhões do templo" Valentim/Isaltino e Fátima. Digamos que não é possível enganar todo o povo durante todo o tempo. Por isso, temos todos de prestar o nosso contributo, inclusive contra magistrados "distraídos" (caso de Felgueiras) ou "preguiçosos" (casos de Gondomar, Oeiras e Amadora).Cumprimentos.
MacK 17:06 10 Outubro 2005 Jota Rodrigues. Será que estaremos em desacordo sobre esta matéria? Acho que não, principalmente porque sou pela justiça. Se leu o livro de W.R. que refiro concerteza que entendeu a minha observação. W.Reich e Brecht entre outros foram grandes ideólogos contra Hitler. Este apareceu e fez as atrocidades que todos conhecemos não por culpa da democracia. È mais fácil do que se pensa o aparecimento e ditadores deste jaez, quando as crises aparecem e os sistemas ou regimes políticos ditos democráticos não tem alternativas. Agora que a palavra democracia tem centenas de significados e atributos lá isso tem. Mas as dificuldades e incoerencias dentro de um sistema democrático são tão difíceis de compreender como p.ex.no caso em apreço - as ultimas eleições. O povo é enganado em certos casos e noutros não? Há qualquer coisa que não bate certo nesta teoria... Finalmente confirmo que as maiorias em democracia são soberanas - ou então não vivemos numa verdadeira democracia- Será preciso antes mudar o regime? Cumprimentos.
Jota Rodrigues 16:41 10 Outubro 2005 Pois, pois ... meu caro MacKO partido nacional socialista na Alemanha também ganhou as eleições ... o Hitler subiu ao poder e depois foi o que se viu ...Por isso, sempre preferi a postura de Sir Winston Churchill, que durante anos e sózinho combateu contra o Adolf ... e até concluíu que "a democracia é o pior de todos os regimes, à excepção de todos os outros!".Conclusão: o povo às vezes também se engana ou é enganado! Só que é impossível enganar toda a gente (até magistrados distraídos) durante todo o tempo!
FFCCPP 16:29 10 Outubro 2005 Roubar todos Roubam. Este resultado não representa o presente de Gondomar mas sim o Gondomar de 20 anos atras. o culpado deste resultado é do das próximas eleições é o facto do PS não ter feito nada, e de apresentar apenas dívidas, quem não é de Gondomar nada sabe destes casos. Não sei porque são tão críticos dos 3 ou 4 casos conhecidos se todos sabemos que todos roubam até nas coisas mais simples por eX: Concursos públicos etc etc.
MacK 16:26 10 Outubro 2005 Não vislumbro qualquer dano no Zé Ninguem. Se o Zé Ninguém que refere V.L. é o do livro de Wilhelm Reich "Escuta Zé Ninguém" então somos todos Zés N.É que a tese defendida pelo autor é que o " homem é o carrasco do próprio homem" E nós afinal o que somos? Os autarcas não se medem pelos partidos, como se viu à saciedade. Em democracia a maioria vence, ponto final, parágrafo...
Jota Rodrigues 15:20 10 Outubro 2005 Sherpas2 não desespere! Apesar de tudo, ontem teve lugar uma dupla vassourada em Amarante e em Marco de Canaveses com as vitórias respectivamente dos candidatos do PS e do PSD, que infligiram uma dupla derrota ao arguido Avelino. O arguido Valentim, que não passou de Major graças ao Spínola, bem pode agradecer ao Sr. Magistrado do Mº Pº que anda há quase 4 (quatro) anos para deduzir acusação contra ele e outros! Pergunto ao Exmo. Senhor P.G.R.: quanto tempo falta? Mais 4 anos? Mas caro Sherpas2, não desespere por favor. Ainda existem por aí muitos "lusitanos" que não baixam os braços nem fogem do país. Como sabe os lusitanos são muito teimosos, resistiram centenas de anos aos romanos e aos mouros, principalmente, até que se aliaram a homens de bem, que eram os Cavaleiros Templários (rebaptizados por D. Dinis em Ordem de Cristo) e assim se criou o país, contra tudo e contra todos e depois até fizemos a primeira globalização, em meados do séc. XVI, do Brasil ao Japão... (e nessa altura éramos só 1 milhão...).Por isso, não se preocupe que ainda existem muitos portugueses de espírito Lusitano/Templário, ou seja, homens livres e bons, que estão atentos. E não deixarão de mostrar oportunamente o "cartão vermelho" aos "vendilhões do templo".
sherpas2 12:11 10 Outubro 2005 ... no pasa nada!!!... No pasa nada???... 3…”no pasa nada”!!!... 3… quer dizer, bem vistas as coisas… muito se vai passando, pela negativa, é evidente!!!... Os desgovernos sucedem-se, os descontentamentos aumentam, as incertezas… agravam, o futuro, não se perspectiva!!!... Contentinhos, os de sempre, os que se entregam de alma e coração a estas coisas das políticas!!!... Vamo-nos apercebendo que vivemos num País envelhecido, sem qualidade de vida, com uma carga fiscal tremenda, com um avolumar de desconfianças, com um encolher de ombros, agastado, insensível, disfarçado ou… conivente com certos caciques locais, arguidos ou convencidos da impunidade que gozam, que usufrui, quando do mesmo lado, comendo, por tabela, uma que outra migalhinha que vai sobrando, escapando da grande mesa do banquete, farto e basto, vergonhoso, pastoso, cruel, do alimento que pertence a todos, do erário público, assaltado e tornado a assaltar, uma e outra vez, com desfaçatez e sem vergonhice!!!... Modo de vida, sem ser vida decente!!!... Banditismo institucionalizado!!!...… “no pasa nada???...”… muita coisa se passa, claro… pela negativa, quando os vemos de malas aviadas, ainda novos, com cursos superiores, bem formados, a caminho dessa Europa desconhecida, em busca do primeiro emprego porque por cá, na sua terra… emprego não existe, é uma raridade, pura e cruel verdade!!!... Regredimos, ao fim de trinta e poucos anitos… voltámos aos tempos da emigração!!!... Emigração bem diferente, gentes com valores, com diplomas de cursos superiores, pagos por todos nós, tirados nas Universidades Públicas ou… Privadas, tanto faz!!!... Bem diferente da outra emigração, sem letras, inculta… a que partia, levando o sonho do regresso, mandando as suas economias para a terrinha, edificando a casinha ansiada, desejada!!!... Estes emigrantes, os de agora… vão e já não voltam!!!... Lá se integram, por lá ficam… quedando-nos, cada vez, mais pobres, mais desvalidos, envelhecidos!!!... Estamos perdendo o melhor… por causa de políticas erradas, de políticos erráticos!!!...… “no pasa nada???...… algo de muito grave se está passando, pelo que me vou apercebendo… excesso de maus políticos, de arguidos elevados a cargos públicos, maus exemplos, promiscuidades que se agudizam, corrupções que se não combatem, como se nada!!!... Velhos e induzidos… vamos perdendo o nosso futuro, emigrantes de luxo, por ganâncias e egoísmos!!!... Para onde te encaminhas, meu velho Portugal???... Sherpas!!!...
sherpas2 12:10 10 Outubro 2005 ... no pasa nada!!!... No pasa nada???... 2…”no pasa nada”!!!... 2… os que se alternam na governação desta Nação, manterão as distâncias, pouco mais, pouco menos, sem qualquer tipo de alteração, mais câmara, menos câmara… tanto faz, dá igual!!!... Ganham os dois, perdem os dois… com ligeiríssimos pontos, coisa pouca, insignificante!!!... Tudo, como dantes… tal como em Abrantes!!!... Onde é que eu já ouvi isto???... … “no pasa nada”???...… dos partidos mais pequenos, o da sopa de letras, o mais moderno deles todos, o das fífias… o que mais me tem entretido, especialmente pelo grande sentido de Estado que arvora, vezes por outras, pelo que muitos comentam, tem tendência para a sua dissolução, com o tempo, pela falta de expressão, quanto a votos, quanto a convencimentos!!!... É questão de tempo!!!... Outro irá emergir, de caviar o apelidam, quando o denominam de esquerda, também populista… quando deita cá para fora, coisas que todos gostam de ouvir, a respeito de corruptos, de bandidos, de falta de vergonha de certos e conhecidos de todos nós, de partidos contrários, os da direita de preferência, não deixando de zurzir os socialistas do Poder… pelo sim, pelo não, ganhando dissidentes dos referidos!!!...… “no pasa nada”!!!...… os ínfimos, quase desconhecidos, para mal deles… continuarão sendo isso mesmo, por falta de meios, de oportunidade nos média, por via das circunstâncias!!!... Mais uma eleição que se encerra, mais uma cena que se repete, mais uns mandatos conseguidos, por bandidos, por arguidos, mais um País que se adia, mais uma populaça de quem se troça, sem genica, sem força… habituada, como se nada!!!...… para continuar, claro está!!!... Sherpas!!!...
sherpas2 12:08 10 Outubro 2005 ... no pasa nada!!!... No pasa nada???...…”no pasa nada”!!!... 1… em dia de reflexão, profunda e conseguida… reflexiono, pois então!!!... Depois de ver, de avaliar, de ler e pensar toda e qualquer espécie de sondagem, de mentira, de brincar, num faz de conta absoluto, à boca da urna, é evidente, de os ouvir falar, gritando em profusão, numa mistura folclórica de bandeiras variadas, de sopa de letras, de intenções, sem promessas porque, pelos vistos, já se não usam, não convencem, num virar o bico ao prego, invertendo culpas, ofertando-as aos outros, aos do Poder, com independentes à força, os arguidos, os fugitivos, agora… na moda, mais apreciados, sem tão pouco terem sido julgados, mais acutilantes, quando mencionam os bandidos, os corruptos, os promíscuos, os vendidos, concluo que… neste cantinho precioso, de brandíssimos costumes, de justiça a condizer, tal como os espanhóis dizem… “no pasa nada”!!!...… como sempre, já antevejo, já prevejo… nas televisões de serviço, nas rádios e nos jornais, inclinados, cada vez mais, com comentadores profissionalizados, acostumados, quando escrevendo, quando dizendo, com políticos preparados, de qualquer bando, sem excepção… todos saíram ganhando, ninguém saiu perdendo!!!... Satisfação plena, regozijo perfeito… mais uma, entre tantas que se fazem, que se manipulam, que se justificam, numa democracia que teima em permanecer inalterável, mantendo nos lugares, culpados ou inocentes, nos ares… muitas suspeições, insatisfações, como se nada!!!...“no pasa nada”???... … os arguidos, por mais algum tempo, continuarão sendo o que são, presumíveis inocentes, não culpados, mesmo com culpas gravosas, apontados por muitos dedos, desconsiderados, sem qualquer problema de consciência, tranquilos e conformes, ocupando cargos e posições, não sendo exemplos… antes pelo contrário!!!... Se eram, continuam sendo!!!... Qualquer dia, passa-se uma esponja, apaga-se e ala… que se faz tarde, processos arquivados, inocentados, absolvidos de qualquer cargo!!!...…continua, claro!!!... Sherpas!!!...
manelmariazinha 09:55 10 Outubro 2005 Que tenho lido e ouvido?1. A democracia é o poder do povo!2. O povo escolhe quem quer e o povo é "quem mais ordena"!3. Alguns grupos de espertos organizaram-se em confederações poderosas e decidiram que, sim senhor, o povo é quem manda mas nós mandamos no povo!4. Quando o povo se revolta contra esses senhores, aqui del rei, quem nos acode. Há imoralidade e ladrões que surgiram do meio do povo! Atenção meus senhores. Acaba de ser aberto um dique na sociedade política portuguesa. Quem vai conter a força destas águas? E não me digam agora, contrariando tudo quanto depois de 25 de Abril se disse, que o povo já não tem direito de escolher e de mandar! Que se cuidem as socidades organizadas da politiqueira porque, talvez, uma nova era poderá ter começado em Portugal. E ainda bem!
Jota Rodrigues 09:49 10 Outubro 2005 Parabens "apito dourado"... pois, pois, quem o topou bem foi o Spínola, que o expulsou do Exército por desvio de víveres na Guiné... outros tempos, em que havia valores. Cada vez que tiver e passar em Gondomar, Felgueiras e Oeiras, lá vou ter de tapar o nariz para evitar o mau cheiro ...
FFCCPP 09:08 10 Outubro 2005 Roubar todos Roubamo culpado deste resultado e do das próximas eleiçºões é o facto do PS não ter feito nada e de apresentar apenas dívidas quem não é de gondomar nada sabe destes casos.Não sei porque são tão criticos dos 3 ou 4 casos se todos sabemos que todos roubam até nas coisas mais simplespor eX: Concursos publicos etc etc.
herbert 05:30 10 Outubro 2005 Quantos apitos teve que distribuir para festejar a sua vitória, major? E eram laranjas, incolores... ou dourados?
Ze trolha 04:06 10 Outubro 2005 Nem ze nem ninguem. Porque se alguém mandasse estes tipos nem se poderiam candidatar, como isso e uma república das bananas ate a Fátima canta de galo. Que pais de zes ninguém.

1 Comments:

At 2:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gondomar
Já contava com uma vitória esmagadora do Major Valentim Loureiro, apesar de pensar que não ultrapassaria os 50%. Aqui, os resultados tem de ser analisados friamente, com responsabilidades para os aparelhos do PSD e do PS, e com mérito, é necessário reconhecer de Valentim Loureiro.
Em relação ao PSD, todo o comportamento das estruturas locais foi vergonhoso nesta matéria, tendo a candidatura de Gonçalves Pereira estado quase sempre sozinha neste difícil embate. Apenas alguns militantes do PSD e do CDS estiveram envolvidos na campanha eleitoral, e não havia nenhuma máquina partidária a ajudar, o que cria neste tipo de eleições dificuldades acrescidas. Por outro lado, as diversas candidaturas do PSD às Juntas de Freguesia estiveram sempre ao lado da candidatura independente e constantemente a boicotar o trabalho do PSD. Por um lado concorriam nas listas da coligação PSD/CDS, mas por outro lado apoiavam a lista independente. Neste aspecto, alguns pagaram bem caro esta estratégia, perdendo as eleições. Foram umas eleições para esquecer para o PSD Gondomar, exceptuando claro, aqueles militantes (e foram muitos) que festejaram a vitória do Valentim.
O PS deu desde o início a CM de Gondomar como perdida, e como tal, avançou com um candidato desconhecido, fraco de ideias e projectos, e muito mal acompanhado. Ricardo Bexiga, antigo candidato do PS poderia ter sido uma melhor escolha, pois era uma figura local, e possuidora de crédito nas populações. José Sócrates e Jorge Coelho, decidiram Valentim Loureiro brilhar, e nem sequer foram a Gondomar fazer campanha. Assim, talvez se entenda os rasgados elogios de Valentim Loureiro ao Primeiro-ministro, certamente a agradecer-lhe a ajuda que lhe deu a esta vitória esmagadora.
Valentim Loureiro tem mérito nesta vitória, pela forma como soube entender as populações e dar-lhe o que querem… Esta foi uma campanha cheia de populismo, aproveitamento da máquina do PSD, utilização dos meios camarários e das Juntas de Freguesia para fazer campanha, muitas festas e passeios paras as populações, enfim, tudo era possível para conquistar votos.
Apesar de Gondomar ser o concelho mais atrasado da área metropolitana do Porto, Valentim conseguiu passar a mensagem que fez muito. Fez uma campanha contra o líder do PSD, teve os militantes do PSD de Gondomar a seu lado, conseguiu muitos votos de socialistas e comunistas e arrumou com a candidatura do PSD. Infelizmente, os gondomarenses passaram a mensagem que vale a pena votar em candidaturas como a do Major, contra a ética e os valores na política. O populismo e a demagogia venceram aqui, mas o Dr. Marques Mendes venceu na honestidade e na ética. A política deve ser assim, não ganhar a qualquer custo.

 

Enviar um comentário

<< Home