22 setembro 2005

Mentira que merece pimenta na língua

Blog oficial do Major diz: “Responsavelmente, e honrando a sua qualidade de Presidente do Conselho de Administração da empresa Metro do Porto, S.A., para a qual foi eleito pelos restantes Autarcas da Área Metropolitana, o Major Valentim Loureiro tem deixado de lado a demagogia, nunca tirando partido eleitoral da sua importante posição.Bem pelo contrário. Nunca o ouvimos prometer datas ou com atirar com certezas que NINGUÉM pode dar nesta altura. A única certeza que repete, e que sabemos ser verdade, por estar publicada em Diário da República, é que decidiu o Conselho de Ministros a construção da linha de Gondomar.” O que ele disse em 2002 e 2003, in Jornal de Notícias In “ Jornal de Notícias “ Data: 08-07-2002 Metro em Gondomar acelerado para 2004 Obras poderão iniciar-se dentro de três meses, de forma a acompanhar a primeira fase, que tem de ficar concluída a tempo do Euro 2004 ERIKA NUNES Na Área Metropolitana do Porto, Gondomar foi o concelho mais beneficiado com a "generosidade" do Governo, anunciada na passada sexta-feira, pelo primeiro-ministro Durão Barroso (ver caixa).Além da conclusão da via rápida de Gondomar (IC29), nomeadamente do troço que liga a estrada da Circunvalação à Via de Cintura Interna, o Governo autorizou o lançamento do concurso público para o estudo e construção da linha de Metro que ligará Campanhã a Gondomar.Para já, ainda só há estimativas para o custo da obra, rondando os 182 milhões de euros (cerca de 36 milhões de contos), que o Executivo conta ultrapassar através do sistema "project finance". Ou seja, com a participação de privados.Obras em OutubroÀ semelhança do sistema utilizado, em Lisboa, para a edificação da Ponte de Vasco da Gama, os custos da construção e os dividendos da exploração da rede de metropolitano podem passar para as mãos de um operador privado."Não vamos ter dificuldade em encontrar parceiros, aliás já foram feitos contactos nesse sentido e está praticamente tudo pronto para avançar", confirmou, ao JN, Valentim Loureiro, presidente do Conselho de Administração da Empresa do Metro do Porto, da Junta Metropolitana do Porto e da Câmara Municipal de Gondomar."Estou convencido que o concurso público e o início das obras possa ser feito já em Outubro", confessou o autarca, convicto que "15 ou 16 meses são suficientes para acabar a linha".A obra não deverá ser muito complexa, dado que a maioria do percurso é feito à superfície, existindo apenas dois pequenos túneis e um viaduto.Segundo o JN apurou, estão já em curso obras preparatórias, nomeadamente na zona de Campanhã, em que decorrem trabalhos da Refer para o Interface, aproveitando para desimpedir terreno para a linha de Gondomar, tal como junto ao futuro centro comercial de Rio Tinto, onde a construção dos acessos também contempla a preparação do terreno para o Metro. E ainda: In “ Jornal de Notícias “ Data:16-10-2003 Metro até Rio Tinto entra ao serviço em Junho de 2005 gondomar projecto Linha completa, desde Campanhã até Gondomar, abre apenas no final desse ano Até ao fim da semana decide-se se vai haver ligação ao aeroporto a tempo do Euro 2004 Hugo Silva O primeiro troço de linha de Metro de Gondomar, até à Lourinha (Rio Tinto), começa a funcionar em Junho de 2005. Só no final desse ano entra ao serviço a segunda metade da linha, até ao centro do concelho. O projecto, orçado em 194 milhões de euros, foi apresentado, oficialmente, ontem, pela Empresa do Metro.Num trajecto que se estende por 11,2 quilómetros (descontando os 1200 metros da ligação Campanhã-Antas, já em construção, por causa do Euro 2004) e que inclui 19 estações, o Metro seguirá sempre em canal de via dupla, ladeado por muitas árvores. Do conjuntode obras a realizar, destaque para a construção de um túnel com 955 metros, entre as estações de S. João de Deus e do Parque Nascente, e de um viaduto com 400 metros na zona do Taralhão.O percurso completo inclui 20 estações: Campanhã; Antas (sob a VCI); Contumil; Contumil, paragem B; S. João de Deus; Parque Nascente; Rio Tinto (junto às piscinas); Lourinha (com ligação pedonal à gare ferroviária de Rio Tinto); Paço; Campinho; Carreira; Venda Nova; Cabanas; Carvalha; Manariz; Taralhão; Quintã de Baixo; Monte Crasto; S. Cosme e Gondomar. João Rebelo, do Metro, assegurou que serão feitas zonas de aparcamento junto das estações.A viagem entre Campanhã e Gondomar demorará 32 minutos. Está em estudo, no entanto, um serviço directo (Gondomar/Lourinha/Antas/Campanhã) que, funcionando nas horas de ponta dos dias úteis, permitirá fazer a ligação em cerca de 20 minutos."Gondomar, em termos de mobilidade, vai deixar de ser um concelho isolado como até agora tem sido", sintetizou Valentim Loureiro, presidente da Empresa do Metro e da Câmara de Gondomar, comentando o projecto.

3 Comments:

At 11:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"Mas, o facto, é que as coisas são como são. Se hoje, Gondomar tem inscrita, na segunda fase do projecto, a sua linha, atravessando Rio Tinto e terminando em S. Cosme (sempre com a possibilidade de mais tarde vir a ser expandida até Valbom), tal deve-se a um homem, cujo nome, nem sequer é necessário referir. Todos o conhecem. Ninguém alguma vez duvidou disso." in Blog do Major.
Major, tenha vergonha de fazer afirmações tão ridículas e patéticas. Já o referi anteriormente (vide post de 18/9/2005) e volto a afirmar novamente: Gondomar é o único concelho vizinho do Porto que não tem Metro! Isto é um facto! Pior é impossível!
Se dependesse unicamente do Major o Metro chegaria primeiro a Braga do que a Gondomar!!!

posted in http://gondomarlivre@blogspot.com

 
At 5:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É um grande mentiroso!
só aí em gondomar é que ainda não abriram os olhos.
Os parolos da vossa terra querem é passear á custa da CM de gondomar e de 4 em 4 anos receber umas canetas, isqueiros, panos da louça, bonés, t-shirts e uns electrodomesticos avariados.
Nós em Gaia ainda vamos ter primeiro a 2ªlinha de metro e talvez uma 3ª antes da vossa virtual linha de electrico.

Jorge Rodrigues
Gaia

 
At 8:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui Campos disse...
É mesmo patetico. Gondomar é o concelho em mais pessoas se deslocam diariamente para o Porto. Logo seria uma das linhas mais rentaveis para o Metro do Porto. Mas os outros Presidentes de camara conseguiram, seja la como for, ter o metro para as suas populações. O nosso, mais preocupado com os problemas da liga e do apito dourado, deixou andar e agora poe-se em bicos de pé para dizer que ele sim, ele é que é o MAIOR. Um escandalo.

Quinta-feira, 22 Setembro, 2005


Anônimo disse...
ele quer lá saber do metro, só esta preocuupado com o marques mendes e as suas guerrinhas pessoais. gondomar para ele é so um feudo onde pode ir ganhando uns cobres e fazer uns favores aos amigos.

Quinta-feira, 22 Setembro, 2005


Anônimo disse...
Mas não é só o Metro que nos chega no fim. Para os mais esquecidos lembrem-se de que a IC 29 só agora chegou. Todos os outros concelhos desta área já tinham IC há muitos anos (maia, gaia, matosinhos, etc...). Com o Major Valentim Loureiro só não nos ultrapassa quem não quer.
Major faça um favor a todos nós e ponha-se a andar daqui para fora.

Pedro Silva

Quinta-feira, 22 Setembro, 2005


Anônimo disse...
Às vezes, é preciso fazer compassos de espera: é preciso que os amigos comprem os terrenos por onde vai passar o metro, ainda sem metro para serem mais baratos; depois dos terrenos comprados então fz-se a linha que os amigos agradecem. Ou se calhar isto é só a teoria da conspiração e eu não sei o que digo.

Quinta-feira, 22 Setembro, 2005


Anônimo disse...
Já agora, e por falar em terrenos, investigue-se de quem são (ou quem os controla) os terrenos adjacentes ao novo centro de saude de rio tinto e avenidas contiguas.

Solução: Oliveira (n.º 2 da camara)

Quinta-feira, 22 Setembro, 2005

in "gondomarlivre.blogspot.com"

 

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