O poder local sob suspeita
O testemunho de Paulo Morais, ex-vereador do Urbanismo e ex-vice-presidente da Câmara do Porto, acerca dos mecanismos de corrupção instalados no poder local (testemunho agora publicado em livro), suscita muitas interrogações.
Será, por algum suave milagre, única a experiência de Paulo Morais de pressões e "cunhas" de membros do Governo, políticos e dirigentes partidários para forçar a aprovação de determinados projectos imobiliários? Ou serão os restantes autarcas objecto de idênticas pressões? Neste caso, por que motivo apenas Paulo Morais vem a público denunciá-las? O ex-vereador sugere que o PSD/Porto vetou a sua recandidatura porque "a função que (ele) exercia não era permeável a certos interesses".
Será a "permeabilidade" a qualidade que permite a tantos autarcas manterem a confiança dos seus partidos? O poder local está há muito sob suspeita e não lhe adianta limitar-se a gritar "Provem, provem!" para se livrar dela.
Sabe-se, até por relatórios internacionais, que o polvo da corrupção floresce em Portugal.
A perigosa ideia que faz caminho na opinião pública é que a incapacidade operacional em que é mantida a investigação da corrupção em Portugal serve, justamente, para que ela não possa ser "provada, provada".
Manuel António Pina
in JN, 2 de Junho de 2006
4 Comments:
SE POR ACASO ALGUEM OUSAR SUPEITAR CORRE-SE C/ ESSA GENTE À PEDRADA, ERA O QUE MAIS FALTAVA AGORA BUROCRACIA .
RUA RUA C/ RUA
Certamente nada de semelhante se passou com o terreno em fanzeres para os STCP dos companheiros Valentim, Oliveira Marques,Laureano Gonçalves.
TUDO GENTE QUE TEM FEITO MUITO EM GONDOMAR.
GOSTA DO METRO DE GONDOMAR?
O QUE ACHA DO TRAÇADO?
VAO SER RESOLVIDOS OS GRAVES PROBLEMAS DE MOBILIDADAE VIVIDOS PELOS GONDOMARENSES?
ALGUÉM ESTÁ A UTILIZAR OS LUGARES QUE OCUPA PARA DAÍ RETIRAR BENIFÍCIOS MESMO QUE PARA TAL SEJA NECESSARIO PREJUDICAR OS GONDOMARENSES?
A AUTORIDADE DE TRANSPORTES COMO SE TEM COMPORTADO ,-QUEM SÃO?
A CAMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR COMO SE COMPORTA,-QUEM SÃO?
in correio da manhã
Política
2006-07-26 - 00:00:00
Gondomar: entrevista à rádio em causa
Valentim atira-se a Fernando Ruas
António Rilo
O Major também não gostou da insinuação que os autarcas duplicam vencimentos nas empresas municipais
O major Valentim Loureiro não gostou que o presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP), Fernando Ruas, o colocasse ao lado dos nomes de Isaltino Morais e Fátima Felgueiras quando falava sobre corrupção nas autarquias. Ontem, em conferência de Imprensa afirmou que Ruas “deveria saber que não estou envolvido em nenhuma situação e corrupção na Câmara”.
“Depois de tudo o que passei nos últimos tempo, não sei como é que uma pessoa que representa os município portugueses é capaz de me meter no mesmo saco”, disse o presidente da Câmara de Gondomar.
O major referia-se a uma entrevista dada por Ruas ao programa ‘Diga lá Excelência’, da Rádio Renascença, de 9 de Julho, em que o presidente da ANMP quando questionado sobre a descredibilização do poder local, respondeu que Isaltino e Felgueiras apesar das acusações foram eleitos pelo povo e que enquanto não forem acusados judicialmente “merecem respeito”.
No seguimento da resposta afirmou que “esses autarcas e o major Valentim Loureiro, enquanto não forem acusados, são autarcas de pleno direito”. Valentim não gostou da associação e afirma que o caso em que está envolvido nada tem a haver com as autarquias, mas com o futebol .
O autarca afirmou ainda que se está a “lançar areia” para os olhos das pessoas, quando se “tenta passar para a opinião pública que há duplicação de vencimentos, uma vez que essa situação já foi regulamentada por José Sócrates”.
METRO EM SETEMBRO
O Governo deverá anunciar o projecto para a segunda fase do metropolitano do Porto em Setembro, com a linha de Gondomar incluída, garantiu Valentim Loureiro. “Nem me passou pela cabeça que este Governo inviabilizasse a linha de Gondomar”, frisou o autarca.
De acordo com Valentim Loureiro, a construção da primeira parte da linha, entre o Dragão (Porto) e a Lourinhã (Gondomar) tem condições para “avançar já”, devido à elevada rentabilidade. A segunda parte da linha até S. Pedro da Cova, ainda está em fase de estudo.
João Carlos Malta, Porto
JOSE LUIS OLIVEIRA (VICE-PRESIDENTE DA CAMARA DE GONDOMAR)além da corrupção desportiva, indiciado por branqueamento de capitais e peculato, por suspeitas de factos relacionados com a Câmara, que serão investigados em processos autónomos.
Enviar um comentário
<< Home