28 agosto 2005

O oposto do Zé do Telhado está em Gondomar

Gondomar foi o concelho do grande Porto que maior perda de poder de compra teve nos últimos dois anos. Dos cinco concelhos do grande Porto mais Valongo, este é o concelho que tem valores mais próximos aos do rendimento per capita de Gondomar. Mesmo assim em Valongo o valor é de 93,69% da média nacional, enquanto Gondomar só atinge os 79,58%. Os cinco concelhos que restam têm valores de poder de compra por pessoa superiores aos de Valongo. O concelho com maior poder de compra per capita é o concelho do Porto. Aqui cada pessoa tem em média mais do dobro do poder de compra de cada gondomarense. O valor de 198,48 % comparando com os 79,58% de Gondomar, equivale a comparar os rendimentos de um trabalhador português aos dos trabalhadores do norte da Europa. Como se compreende e como se justifica que : Em Gondomar para ter a instalação do contador de água numa habitação paga-se quase 600 euros ( 120 contos ) No Porto a instalação do contador fica por 36 euros ( 7 contos ) Em Gondomar se precisarmos de mudar o nome do titular do contador da água Pagamos 140 euros ( 28 contos ) No Porto pelo mesmo serviço pagamos 20 euros (4 contos) Em Gondomar se tivermos necessidade de mandar fechar a água na rua, vamos pagar 40 euros para fechar mais 40 euros para abrir. ( 8 + 8 = 16 contos ) No Porto paga-se ZERO. PS. Se em Gondomar por algum motivo, o atraso de pagamento da factura da água não for num curto espaço de tempo suprido, a água é fechada. Depois além do valor da factura, multa e mora, vai pagar mais 16 contos do custo do fecho e abertura da água. Em Gondomar " rouba-se" os pobres para dar aos ricos.

1 Comments:

At 12:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É inacreditável como se tem tanta cara de pau para se fazerem cobranças desta natureza a uma população que no seu geral tem capacidades de sobrevivência abaixo do razoável para um País que se diz EUROPEU!
Não sou Gondomarense mas apelo a todos os que são, que nas próximas eleições não saiam de suas casas para oferecer votos a PAPÕES.
Este apelo é para conscencializar eleitores de outras autarquias que no futuro possam vir a correr os mesmos riscos,ou seja serem defraudados e ainda por cima sentirem que o dinheiro afinal tem pernas para fugir.....

 

Enviar um comentário

<< Home